top of page

ANÁLISE DE ESPESSURA POR ULTRASSOM

A medição de espessura por ultrassom é um tipo de ensaio não destrutivo (END) que visa detectar, em diversos tipos de materiais não ferrosos ou ferrosos, a perda de espessuras que pode ocorrer devido processos abrasivos ou corrosivos. O ensaio de medição de espessura por ultrassom é amplamente utilizado na indústria em geral, principalmente nas estruturas marítimas, setor de caldeiraria e análises técnicas periciais. Sua aplicação garante que peças grandes e com geometrias complexas mantenham sua qualidade.

SAIBA MAIS SOBRE A MEDIÇÃO DE ESPESSURA POR ULTRASSOM

A medição de espessura por ultrassom é realizada por meio da técnica de ultrassom TOFD com registro contínuo. A técnica emprega o princípio de difração para detectar e calcular a dimensão da altura, profundidade e comprimento em juntas soldadas.

O ultrassom TOFD possibilita que a aplicação tenha 100% de registro contínuo e seja realizada em equipamentos em processo de operação ou mesmo montagem. A utilização do serviço é ideal para quem tem interesse em substituir de maneira eficiente a radiografia e eliminar os riscos à saúde e ao meio ambiente.

Um fato interessante sobre a medição de espessura por ultrassom é que esta pode ser empregada sobre camada de tinta, em altas temperaturas ou a frio. Além disso, o ensaio possui reconhecimento por determinar com muita exatidão a espessura do material.

LÍQUIDO PENETRANTE

O ensaio por Líquidos Penetrantes é considerado um dos melhores métodos de teste para detectar descontinuidades superficiais de materiais isentos de porosidade, como: metais ferrosos e não ferrosos, alumínio, ligas metálicas, cerâmicas, vidros, certos tipos de plásticos ou materiais organo-sintéticos. Líquidos penetrantes também são utilizados para a detecção de vazamentos em tubos, tanques, soldas e componentes.

O líquido penetrante é aplicado com pincel, pistola, com lata de aerossol ou mesmo por imersão da peça no tanque contendo o líquido, aguarda-se um certo tempo para que ocorra a penetração. Este método está baseado no fenômeno da capilaridade, que é o poder de penetração de um líquido em áreas extremamente pequenas devido a sua baixa tensão superficial. O poder de penetração é uma característica muito importante uma vez que a sensibilidade do ensaio é extremamente dependente do mesmo.

Efetua-se a remoção deste penetrante da superfície por meio de lavagem com água ou remoção com solventes.

A aplicação de um revelador (pó branco) irá mostrar a localização para deteccao de trincas superficiais e descontinuidades com precisão e grande simplicidade, embora suas dimensões sejam ligeiramente ampliadas.

Descontinuidades em materiais fundidos tais como gota fria, trinca de tensão provocada por processos de têmpera ou revenimento, descontinuidades de fabricação ou de processo tais como trincas, costuras, dupla laminação, sobreposição de material. Trincas em soldagem e trincas provocadas pela usinagem, fadiga do material ou mesmo corrosão sob tensão, também podem ser facilmente detectadas pelo método de Líquido Penetrante.

bottom of page